sábado, 11 de fevereiro de 2017

VOCÊ PRECISA DISSO PARA CONTINUAR...



Olá pessoal,

Mais uma semana juntos e trilhando o nosso caminho rumo ao sucesso.

Como vocês devem estar acompanhando, hoje vamos explorar o tema “Atenção”. Nosso objetivo deve ser o entendimento pleno do o que, por que, onde, quando, com quem, como e quanto custa nos atentar em nosso caminho.

Se observar às sete questões acima, vai perceber a técnica 5W2H, muito utilizada em processos. Nosso intuito aqui é utilizá-la para responder o que precisamos saber sobre a atenção ao nosso caminho. Para ser um pouco mais prático, vou apresentar a argumentação iniciando pelo fim da técnica pois creio que o custo do insucesso de sua meta realmente impacte a sua vida... então vamos lá:

HOW MUCH – QUANTO CUSTA A ATENÇÃO EM SEU CAMINHO?

A resposta a esta pergunta é muito óbvia e pode ser respondida com uma analogia bem simples: você já dirigiu uma bicicleta, carro ou qualquer outro automóvel de olhos fechados?

A atenção custa a sua vida! Custa o seu sucesso! Custa o sucesso da sua Família... qual o valor financeiro que você atribui a sua vida, seu sucesso ou o da sua família?

O intuito dessa pergunta é mostrar que ao escrever seu projeto de crescimento e desenvolvimento, controlá-lo e iniciá-lo, se comprometeu com todos ao seu redor. Todos estão torcendo por você, e perder esse jogo é deixá-los frustrados. Você não quer isso!

HOW – COMO TER ATENÇÃO AO SEU CAMINHO

Pode parecer simples, mas é onde a maior parte das pessoas fracassam. Primeiro de tudo, qual é o seu objetivo? É por onde você começa: repassando o seu objetivo.

Em seguida, assimile algumas verdades que podem lhe auxiliar na criação do seu método de atenção:

VERDADE 1 : “Todo caminho tem um guia” – você precisa perguntar, se informar e nem que seja o tal “Posto Ipiranga”, vai ter que contar com a expertise de alguém que já passou por aquele trecho;

VERDADE 2 : “Todo caminho tem sinais” – São as placas de sinalização que lhe informam a velocidade ideal, as possíveis dificuldades e mesmo o percurso até o seu objetivo.

Quando tinha 18 anos, achei impressionante uma placa que vi em Rio Branco no Acre, sinalizando a estrada que após um percurso de mais de 3.000 km me levaria a São Paulo. São os sinais que te levam ao destino... não os ignore.

VERDADE 3 : “Todo caminho tem atalhos” – Não vou qualificar os atalhos, mas os caminhos os apresentam, e esses atalhos podem lhe ajudar ou atrapalhar. O segredo para saber se o atalho é bom ou não é a “Ética”. Por exemplo: Um trânsito intenso em uma rodovia pode te induzir a buscar um atalho de tempo pelo acostamento, mas isso não é ético pois limita quem realmente precisa usar o acostamento e desrespeita quem respeitou-o.

VERDADE 4 : “Todos em seu caminho querem chegar a seus destinos” – Não existe ninguém percorrendo o caminho com o intuito de lhe tirar do caminho ou lhe atrasar. Se você tem essa sensação, cuidado com a arrogância e não seja medieval em pensar que um simples balançar de uma bandeira que não é sua é motivo suficiente para você entender como afronta;

VERDADE 5: “Nenhum caminho é solitário” – Tem mais pessoas buscando a mesma coisa e essas pessoas podem lhe ajudar. Não são concorrentes e sim facilitadores. Se relacione com as pessoas do seu caminho, pois isso pode lhe auxiliar às conquistas.

Com essas verdades, crie o seu método de forma ética, pois com isso vai ser mais fácil chegar ao objetivo.

WHO – QUEM É O RESPONSÁVEL PELA ATENÇÃO AO CAMINHO?

Você é o único responsável pelos seus sucessos e também pelos seus fracassos. Não busque responsáveis, busque parceiros que possam lhe auxiliar na solução, mas a responsabilidade do seu caminho é sua, e se alguém que você buscou acabou o atrasando, quer dizer que você não olhou atentamente as placas no caminho e escolheu errado.

Seja responsável e assuma essa responsabilidade por algo que só você vê: o seu objetivo.

WHEN – QUANDO TER ATENÇÃO AO CAMINHO

Em todo tempo precisamos ter atenção ao caminho. Napoleão perdeu um império por não dar atenção ao caminho, e no caso dele foi literalmente ao caminho.

Você é o responsável, não é!? Então me responda: Sabendo de quanto custa não ter atenção ao caminho, quando você deve ficar atento ao caminho? Eu respondo prontamente: SEMPRE!



WHERE – ONDE DEVO TER ATENÇÃO EM MEU CAMINHO

Quando eu ouço “onde” eu sempre defino locais de foco. Por exemplo, se eu sou o motorista de um carro, por que devo olhar para a calçada? O conceito aqui é "o onde em nossos projetos é: Em frente”. Olhe em frente, e foque sua atenção no que está previsto, nos riscos que o caminho pode apresentar. Não perca tempo olhando para os lados... o seu objetivo está a frente, e é ele que você quer alcançar.

WHY – QUAL A MOTIVAÇÃO DA ATENÇÃO AO MEU CAMINHO

O seu sucesso é o seu porquê. Não precisa pensar em outros motivos, precisa ter foco e o foco é o sucesso.

WHAT – O QUE É A ATENÇÃO EM MEU CAMINHO?

Ficou simples essa resposta agora, não ficou?

Quando eu comecei pelo custo de não se ter a atenção, tudo fez mais sentido, e uma resposta passou a ligar a outra. A atenção a seu caminho é o fator que pode garantir o seu sucesso, ou pode determinar suas conquistas.

Crie o seu método, baseie-se nas verdades de seu caminho, não perca tempo olhando para os lados e nem entenda que todos estão contra você. O seu foco é o seu objetivo, somente ele, e isso o faz o único capaz de realiza-lo e o único responsável pelo sucesso deste.

Siga em frente e lembre-se dos 3 S’s: SUCESSO e SUCESSÃO SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Acaso Favorece as Mentes Conectadas - Conecte-se